Fichamento CONSTRUINDO UMA OUTRA SOCIEDADE: O CAPITAL SOCIAL NA ESTRUTURAÇÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA PARTICIPATIVA NO BRASIL
Constatação: No caso brasileiro é possível, entretanto, identificar alguns fatores que historicamente têm incidido na configuração de um tipo de cultura política, de caráter híbrido, que mistura posturas favoráveis à democracia e predisposições negativas em relação às instituições políticas, em caráter estrutural.
DADOS: Foram utilizados como fonte dados de coletados no Rio Grande do Sul no período de 1974 a 2000.
RESULTADO: sugere uma ausência de capacidade cooperativa entre os brasileiros, o que poderia explicar os déficits de participação política e a consequente instabilidade democrática.
I INTRODUÇÃO
REDEMOCRATIZAÇÂO – PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FISCALIZAÇÃO
Desde o início do processo de redemocratização, têm convergido para a defesa de maior participação da cidadania nos processos de decisão política e na fiscalização dos gestores públicos.
DESINTEGRAÇÃO SOCIAL – FRUTO NEO LIBERAL
A fim de reverter o crescente processo de desintegração social, resultado, entre outros fatores, da diminuição do Estado como fruto da adoção de uma perspectiva neoliberal o que está claro na América Latina – e que se considera aplicável também ao Brasil – é o fracasso da tentativa de instituir a coordenação social baseada na racionalidade do mercado.
INCENTIVO A PESQUISA – BUSCANDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Tal situação estimulou a realização de estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar que passaram a refletir sobre a importância de redescobrir e recuperar o Estado e a sociedade, valorizando, sobretudo, a participação cidadã, ALÉM DAS AÇÕES CONVENCIONAIS DE VOTO.
DESAFIO: como estimular e motivar os cidadãos a participar politicamente em um contexto de fragmentação e crescente desigualdade social?
Participação Cidadã
MUITO ESTUDO POUCA PRATICA
No entanto, parece que, apesar do reconhecimento do papel do indivíduo no processo político, poucos esforços têm