Resenha A Quinta Disciplina Cap
Curso de Administração VI semestre
-Resenha-
1. Apresentação - Peter Senge - A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização que aprende. - São Paulo - 1998
O livro a quinta disciplina apresenta dois aspectos fundamentais do mundo atual as rápidas mudanças tecnológicas e a importância do conhecimento como fator de sucesso nos negócios, variáveis que atrapalham as previsões acerca do futuro. No capítulo “modelos mentais” a segunda variável, o conhecimento, juntamente com nossos hábitos, crenças e valores mudam nossa percepção e interpretação sobre o que acontece ao nosso redor.
Os modelos mentais podem ser generalizações simples, como “não se pode confiar nas pessoas”, ou podem ser teorias complexas, como minhas premissas sobre os motivos pelos quais os membros da minha família interagem de uma determina forma. Porém, o mais importante é compreender que os modelos mentais são ativos – moldam nossa forma de agir. (SENGE, 2010, p. 220).
Os modelos mentais representam, de certa forma, o nosso inconsciente, influenciando a percepção que temos sobre o mundo. Duas pessoas com diferentes modelos mentais podem observar o mesmo acontecimento de maneiras diferentes. Dessa forma, as interpretações diferentes de um determinado evento podem gerar, dentro da organização, ideias incompatíveis, que devem ser analisadas e moldadas a fim de criar um modelo mental que se ajuste a realidade da empresa.
Porém, com o passar do tempo, os modelos mentais vão ficando inadequados e passam a prejudicar nossa capacidade de entender e agir. O conhecimento entra, dessa forma, como um fator decisivo que nos permite avaliá-los e transformá-los. Nossa capacidade de aprender e de moldar nosso comportamento e nossas ações, tem como resultado a mudança dos modelos mentais.
Segundo Senge, as habilidades de aprendizagem podem ser classificadas em dois grupos. A habilidade de reflexão refere-se à habilidade de desacelerar os processos