Etica Profissional
ALINE RIBEIRO DA COSTA
ÉTICA PROFISSIONAL
PALMAS - TOCANTINS
2015
ALINE RIBEIRO DA COSTA
ÉTICA PROFISSIONAL
Trabalho apresentado no curso de graduação na Faculdade ITOP – Instituto Tocantinense de Pós-Graduação, Faculdade de Serviço Social.
Professora: Juraildes Barreira Nunes
PALMAS – TOCANTINS
2015
PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
É o nosso projeto profissional que foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 1990, período de profundas transformações societárias que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, marcada pelo modelo de acumulação flexível (Harvey) e pelo neoliberalismo.
Podemos citar alguns componentes que materializam o projeto ético-politico do Serviço Social, são eles: Dimensão da produção de conhecimento no interior do Serviço Social: é a esfera da sistematização das modalidades práticas da profissão, onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional.
Dimensão político-organizativo da profissão: fóruns de deliberação e as entidades representativas ( conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e as demais associações político-profissionais, movimento estudantil representado pelo conjunto dos CA’s e DA’s e pela ENESSO).
Dimensão jurídico-política da profissão: aparato político-jurídico estritamente profissional (Código de Ética Profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão – Lei 8.662/93 e as novas Diretrizes Curriculares do MEC; aparato jurídico-político de caráter mais abrangente (conjunto das leis advindas do capítulo da Ordem Social da Constituição Federal de 1988).