Cultura organizacional
IDENTIFICAR E INTERPRETAR A CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional é espelho do modo de como a empresa é gerida, como ela conduz seus negócios, como administra sua carteira de clientes e seu rol de funcionários. Pode-se perceber a cultura da empresa também, na divisão do poder decisório – se centralizado ou não, no nível de fidelidade dos funcionários, etc. Uma outra forma de se identificar a cultura de uma organização é através dos hábitos dos próprios colaboradores. Uma empresa costuma selecionar pessoas que possuam padrões iguais ou parecidos com os da empresa, que compartilhem dos mesmos pensamentos. Nós temos como conhecer a cultura de uma empresa a partir de uma série de elementos que podemos observar e que são repassados aos novos integrantes.
NIVEIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Pressupostos básicos – São as verdades inquestionáveis valores que é a essência da cultura.
Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc.
ARTEFATOS DA CULTURA
Os artefatos são os instrumentos visíveis que possibilitam a assimilação e a transmissão da cultura, que são os aspectos que nos deixam “sentir ” a cultura de uma Organização.
ARTEFATOS VERBAIS
Tabús – É tudo que não é permitido dentro da empresa. Existem organizações, por exemplo, que não contrata pessoas da mesma família, namoro entre colegas de trabalho, etc.
Heróis – Tratam-se das pessoas que fizeram ou fazem história dentro da organização através de ações que fortaleceram a mesma. São eles que