Cultura Organizacional
1) Como podemos definir Cultura Organizacional?
Cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. A cultura organizacional é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Trata-se de um conjunto de características-chave que a organização compartilha, valoriza e utiliza para atingir seus objetivos. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa. Existem sete características básicas que em conjunto capturam a essência da cultura de uma organização: Inovação e assunção de riscos; Atenção aos detalhes; Orientação para os resultados; Orientação para as pessoas; Orientação para as equipes; Agressividade; Estabilidade.
2) Qual a importância da Cultura Organizacional para o estabelecimento da Política Estratégica das Empresas, pelas considerações efetuadas nesse estudo de caso?
Independente do tamanho da empresa, toda ela tem sua política organizacional, mesmo que não seja especifica, é a partir dessa cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas. Estratégias são traçadas definindo assim, a missão e a visão com intuito de alcançar seus objetivos e diminuir o risco de insucessos.
3) Explique o papel das subculturas na gestão cultural das organizações, considerando seus pontos positivos e negativos?
Nas grandes organizações, subculturas são desenvolvidas para abordar e discutir problemas, situações ou experiências comuns entre seus membros. Grupos profissionais distintos podem ter diferentes visões diante de um determinado negócio. As subculturas podem ser definidas por designações de departamentos e separação geográfica, elas acontecem quando grupos de colaboradores desafiam ou