cultura organizacional
A cultura organizacional reflete a forma como uma empresa pensa, fala, age ou toma suas decisões. Ela é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou ou descobriu, ao aprender como lidar com os problemas e situações do dia-a-dia.
Geralmente começa com um fundador ou um líder pioneiro que articula e implanta ideias e valores particulares como uma visão, filosofia ou estratégia.
Toda empresa possui uma cultura, independente de ela querer ou não. A diferença é que algumas decidem investir e fortalecer esse ativo, enquanto outras o mantém embaixo do tapete.
Não existe uma cultura certa ou ideal. Cada empresa vai aplicar diferentes princípios e desenvolver uma mais adequada a sua realidade. Por exemplo, em algumas o cliente é a peça central e em outras a preocupação com o funcionário está em primeiro lugar. A cultura é normalmente formada pela definição de missão, valores e visão de futuro.
A missão expressa o propósito da empresa, ou seja, a finalidade de sua existência, explicitando os benefícios que deseja prestar à sociedade e aos seus clientes. Os valores expressam os princípios e convicções que orientam o relacionamento da empresa com a sua equipe e o mercado. A visão de futuro sintetiza um objetivo desejado, definindo o que a organização quer ser, aonde quer chegar e o que busca construir em um determinado espaço de tempo.
Mas como a cultura organizacional pode influenciar positiva ou negativamente no trabalho de uma agência? Por que esse assunto deve ser levado em consideração pelo mundo da publicidade?
Primeiramente, no momento destinado a diagnosticar o cliente, a agência deve ir além de levantar peças já criadas ou verificar se existe um manual da marca, é importante solicitar a cultura e mergulhar no significado de cada palavra ali descrita. Deve ser determinado um momento para discutir a missão, os valores e principalmente a visão de futuro.
Quando entendemos melhor o cliente e