cultura organizacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CULTURA ORGANIZACIONAL
BRUNA TATIANA CEMBRANI
Realeza, PR
Outubro, 2014
BRUNA TATIANA CEMBRANI
CULTURA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado como trabalho de adaptação para a aprovação da disciplina de
Sociologia.
Realeza, PR
Outubro, 2014
1 INTRODUÇÃO Este trabalho visa apresentar algumas atitudes da gerência, dos funcionários, a maneira de como agir (de forma legal e ética). Apresentará também sobre as empresas adaptativas e não adaptativas.
2 CULTURA ORGANIZACIONAL
2.1 Conceito
Segundo Schein, a cultura é “um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna... pode ser considerado apropriado para transmitir aos novos integrantes como a maneira correta de expressar, pensar e sentir em relação àqueles problemas”. As organizações criam suas próprias culturas, isto é, cultura organizacional. A cultura representa o entendimento que se destaca em uma organização. A cultura organizacional se apresenta de duas formas: topo e base:
Topo: bem visível – politicas, métodos, objetivos, tecnologia, procedimentos e estrutura organizacional.
Base: oculta – valores, normas grupais, atitudes e percepções.
2.2 Componentes Da Cultura Organizacional Schein apresenta três níveis de cultura:
1. Artefatos: compõe a ‘cúpula’ da cultura – o que é mais visível. Este é composto pelos produtos, serviços e padrões de comportamento.
2. Valores compartilhados: compõe o ‘meio’ da cultura – valores mais relevantes, mas mais importantes para os colaboradores que interpretam como razões para fazer o que fazem.
3. Pressuposições básicas: compõe a ‘base’ da cultura – nível este que é considerado como mais profundo, mais íntimo e oculto. Isto é: “a maneira certa de fazer as