Peça ajuda
Renascimento
Conceito: Movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo.
Religioso: Mudança na crença de um mundo teocêntrico (Deus no centro de tudo) para um mundo antropocêntrico (Homem no centro).
Científico: Avanço nos estudo sobre os astros (astronomia).
Cultural: A volta dos valores greco-romanos.
Político: Descentralização política.
Características renascentistas:
Racionalismo: Contrapondo à cultura medieval, que era baseada na autoridade divina, os renascentistas valorizavam a razão humana como base do conhecimento.
Humanismo: os humanistas eram estudiosos, sábios e filósofos, que traduziam e estudavam os textos clássicos greco-romamos.
Antropocentrismo: O homem como centro do universo, valorização do homem como ser racional e como a mais bela e perfeita obra da natureza.
Realismo: Uso nas pinturas e esculturas, a perfeição. Uso de perspectiva,
Individualismo: Valorização da capacidade de criação e o espírito de competição.
Hedonismo: Valorização da vida carnal.
Renascimento: Oriente e Ocidente
Na Europa, caracterizado por um processo de construção de identidade artística e cultural própria. Com a rota comercial, o Ocidente teve acesso não só no comércio mas também no conhecimento.
Panorama religioso:
Devido essas trocas comerciais, geraram conflitos entre muçulmano, judeus e cristãos. Porém, a Igreja Católica buscavam impor hegemonia no continente Europeu, através do uso de violência.
Reforma
Devido a violência usa pela Igreja Católica, Martinho Lutero, teve a ideia de “reformar” os conceitos básicos e fundamentais do cristianismo.
Contrarreforma
Com o objetivo da Igreja Católica obter sua hegemonia, foi iniciada pelo Concílio de Trento (regras que orientavam a doutrina católica). Fortaleceu o Tribunal do Santo Ofício (instituição que processava e condenava pessoas de cometerem heresia), e a Companhia de Jesus (jesuítas que lutavam a favor da