Cultura organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
SÃO PAULO
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. CONCEITO 4
2. COMO ELA SE FORMA 5
3. COMO ELA SE MODIFICA 6
4. COMO ELA SE SOCIALIZA 9
5. COMO INFLUENCIA A ÉTICA NAS EMPRESAS 11
BIBLIOGRAFIAS 13
INTRODUÇÃO
A cultura é apenas uma das perspectivas que podem nos ajudar a entender mais sobre uma organização. A Cultura Organizacional “não demonstra apenas como os outros enxergam uma organização, mas principalmente como os próprios indivíduos dentro de suas organizações a entendem”.
Neste trabalho, vamos explorar o conceito de cultura, como ela se forma, modifica, socializa e, qual é a influencia da ética nas empresas, por meio de pesquisas bibliográficas e artigos acadêmicos.
1. CONCEITO
É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidas através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.
Como se fosse um instrumento de poder, ou seja, um conjunto de representações imaginárias sociais que se constroem e reconstroem nas relações cotidianas dentro da organização e que se expressam em termos de valores, normas, significados e interpretações, visando um sentido de direção e unidade, tornando a organização fonte de identidade e de reconhecimento para seus membros.
Assim, através da cultura organizacional se define e transmite o que é importante, qual a maneira adequada de se pensar e agir em relação aos ambientes interno e externo, o que são condutas e comportamentos aceitáveis, o que é realização pessoal etc.
O processo de aprendizagem acontece no momento da criação, bem como na transmissão de valores aos novos membros.
A cultura organizacional foi desenvolvida por pesquisadores a fim de explicarem os valores e as crenças de uma organização. Ela controla a forma de como as pessoas interagem um com os outros dentro do ambiente corporativo, bem como com os clientes, fornecedores e outras