PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO ATIVO
PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO ATIVO
A Auditoria externa, ou programa de auditoria, antes de se iniciar, o auditor encarregado deve ter a estimativa do tempo que será gasto para tal trabalho, os procedimentos, a extensão, a equipe e também saber as características da empresa a ser auditada.
Crepaldi nos diz neste capítulo que para que o planejamento de uma auditoria e sua execução é um exercício de como definir, perseguir e realizar objetivos. Este trabalho deve ser planejado em diversas tarefas individuais, que depois de terminadas, possam ser alinhadas para um exame completo das demonstrações financeiras, em outras palavras, a equipe de auditoria examina varias contas do ativo simultaneamente. Isso garante ao Auditor encarregado que todos os setores foram examinados. Um bom exemplo, é que quando o auditor encarregado, designa um auditor para examinar estoques, ele já começa a auditar a conta de compras, contas a pagar e CMV, pois estas contas já são ligadas. O auditor analisando as contas da empresa concatenando a ele já consegue uma visão mais rápida e elaborada das operações do cliente.
O objetivo geral de uma auditoria, e que para os auditores fundamentarem seu parecer sobre as demonstrações financeiras em sua totalidade, nem por isso,os auditores podem ter com a auditoria um enfoque que abranja todas as evidências de uma só vez, e nem examiná-las de forma desordenada, é preciso planejar o exame e determinar os procedimentos para cada conta ou setor. O planejamento de auditoria deve partir de três perguntas:
Quais são os objetivos da auditoria ao examinar esse setor da empresa? ;
Que procedimentos de auditoria são necessários para que os auditor atinja seus objetivos?;
O que é necessário para que seja eficaz o controle interno nesse setor da empresa e até que ponto o controle interno, atual funciona?
Após obter as respostas aos questionamentos acima, é mais fácil elaborar uma auditoria mais eficaz. Também é importante avaliar