Paquimetro
Prof°: Paulo César de Camargo
PRÁTICA 1 - Medições e avaliações de incerteza
Carla Saliby - 611301
José Alvaro Sardelli - 609536
Pauliane Cavalcante - 610224
São Carlos - SP
03/09/2014
1. Introdução
A fim de comparar a precisão de medidas a partir de diferentes instrumentos
(paquímetro e micrometro) considerando seus erros e identificando os materiais das amostras medidas, tendo por referência o cálculo das densidades, cada grupo recebeu duas peças metálicas (dois cilindros) para realizar a medição de suas dimensões com os instrumentos listados a cima. Posteriormente, com o auxilio de uma balança, foi medida a massa dos mesmos. As dimensões medidas foram trabalhadas para o cálculo dos volumes e das densidades sendo considerado os erros "desvios" das medições.
Figura 1- Paquímetro
Figura 2 - Micrômetro
Um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. O volume de um cilindro pode ser calculado a partir da sua altura e do seu raio, de acordo com as dimensões encontradas com as medições.
V r 2H
Onde:
V = Volume r = Raio
H = Altura
2. Objetivos identificar, através do valor encontrado da densidade, o material das amostras analisadas a partir da medição das dimensões com diferentes instrumentos e entender como usar os diferentes erros. Aprender também a manipular três equipamentos de medidas de maior precisão: Paquímetro e Micrômetro e uma Balança de precisão, para assim obter os dados necessários.
3. Apresentação dos resultados
3.1. Apresentação das fórmulas utilizadas para os cálculos.
Para a realização do cálculo do volume, do erro e da densidade do cilindro, utilizamos algumas fórmulas e notações, que serão apresentadas abaixo e nomeadas de acordo com a sua função dentro deste relatório.
3.1.1 Notações utilizadas nas tabelas.
Para melhor visualização, optou-se em utilizar uma notação diferenciada nas
tabelas,