AACC
TOSCANO, Roque. Jornal O Popular. 03/10/2008.
Secretariado, atuação multifuncional “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.”
Whitney Young Jr. Vivemos em tempos de globalização, mudanças de paradigmas, novos cenários no mundo pessoal, político, econômico, religioso e por que não no mundo do trabalho? Às vezes, essas transformações nos assustam e nos deixam até perplexos. Mas, o que fazer diante de tudo isso?
Esperar pela sorte talvez não seja a melhor atitude. O melhor caminho diante desse mundo que a cada dia se renova é, segundo Whitney Young Jr., “estar preparado para uma oportunidade”. Para tanto, a qualificação profissional é a palavra de ordem não somente para o profissional de secretariado, mas para qualquer outro profissional que deseja ingressar no mercado ou manter-se nele.
Não há como atuar, com sucesso, em um mercado novo e competitivo sem as devidas competências e habilidades profissionais. Não está existindo, no mundo do trabalho, espaço para aqueles que não têm domínio de conhecimentos, de ferramentas tecnológicas modernas e de seus próprios impulsos, para que se crie no ambiente de trabalho um clima de cordialidade, harmonia e eficácia na busca de resultados.
Atualmente, espera-se muito do profissional de secretariado! Afinal, qual empresário, executivo, não gostaria de ter ao seu lado um profissional capaz de agilizar os serviços de secretaria, modernizar seus arquivos, dar às comunicações internas e externas um novo formato? Por isso, ele deve estar preparado para atender às expectativas do mercado e exercer, nas organizações públicas ou privadas, um papel multifuncional.
Basta observar a rotina de um profissional de secretariado para identificar a multiplicidade de tarefas realizadas. Suas atribuições, segundo João Bosco Medeiros, são muitas:
Realizar serviços gerais de escritório; classificar e dar solução aos