Cultura organizacional
Introdução:
Desenvolvimento
Conceitos:
Segundo Araújo, a cultura definida como um conjunto de “características humanas que não são natas e que se criam e se preservam ou aprimoram por intermédio da comunicação e compreensão entre indivíduos em sociedade”.
Segundo Chiavenato, a cultura é um termo genérico utilizado para significar duas acepções diferentes. De um lado conjunto de costumes e realizações de uma época ou de um povo e, de outro lado, artes, erudição e de demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana considerada coletivamente. No estudo das organizações, a cultura equivale a um modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como ideias, crenças, costumes, regras, técnicas,etc. Todos os seres humanos são dotados de cultura, pois, fazem parte de algum sistema cultural. Em função disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do ponto de vista da sua própria cultura.
Características:
Segundo Araújo:
--Características natas são peculiaridades individuais que nascem com as pessoas; e que chamamos de dons.
--Criar algo novo, fruto da interrelação das pessoas possuidoras de características natas.
--Preservar, é fundamental que as ideias centrais sejam resguardadas, afim de que a essência da organização não se perca, acabando com toda a credibilidade.
--Aprimorar e preservar as características humanas natas essenciais que estas estejam de acordo coma a realidade na qual estão inseridas, o que vai requerer aperfeiçoamento e adaptações.
--Indivíduos em sociedade, o individuo sozinho não é capaz de estabelecer uma cultura, mas, ao estar participando de forma ativa de um segmento da sociedade, passa a ser capaz de influenciar o nascimento de uma determinada