Cultura organizacional
Definindo cultura organizacional
Parece que todos concordam que cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização da outra. Em ultima analise, esse sistema se constitui das características valorizadas pela organização. De acordo com as pesquisas, seriam sete as características básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma organização. São elas: 1. A inovação e a assunção de riscos. O grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e assumir riscos. 2. A atenção aos detalhes. Trata-se do grau esperado de precisão, analise e atenção aos detalhes. 3. A orientação para os resultados. O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para alcança-los. 4. A orientação para as pessoas. O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização. 5. A orientação para a equipe. O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em função das equipes do que dos indivíduos. 6. A agressividade. O grau em que as pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, são competitivas e agressivas. 7. A estabilidade. O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
Cada características existe em um continuum cujo grau varia do baixo ao alto. A avaliação fundamentada nas características acima mencionadas revela, portanto, um quadro complexo da cultura organizacional, o qual sustenta o sentimento de compreensão compartilhada que os membros têm a respeito da organização, de como as coisas são feitas e de como eles devem se comportar.
Cultura é um termo descritivo
A cultura organizacional diz respeito à maneira pela qual os funcionários percebem as sete características apresentadas,