Mídia e a sociedade
A mídia hoje, faz mais do que nunca, parte do dia-a-dia das pessoas. Os meios de comunicação criam demandas, e orientam, os costumes e hábitos da sociedade. Muito bom!
A todo instante, somos estimulados a comprar algo além de sofrermos influência em nossas ações cotidianas, o cotidiano é diretamente moldado pela mídia.
A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser, modelos de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre determinado produto ou ideia – o consumo ideológico também é loucamente estimulado pela mídia. Argumento bacana.. Dessa forma muitos dos meios de comunicação detém poderes de manipulação sugerindo produtos, modos de viver e de pensar, além de definir estilos. Muito bom!
Os discursos das mídias têm a capacidade de influenciar o comportamento de todo um grupo social. As pessoas passam a adotar conceitos que antes não tinham, passam, por exemplo, a usar um determinado produto porque algum personagem da novela estava usando, faz do produto da moda, necessários, pois assim se sentiram parte da sociedade. Instinto de coletividade, de inclusão no grupo. Bom, bom, muito bom Elas acabam perdendo sua individualidade reificação, homemcoisa. Muito bem lembrado!.
Com o avanço desenfreado da internet e o fácil acesso aos meios de comunicação, principalmente aos meios de comunicações digitais, que se tornaram parte da vida da sociedade moderna, as pessoas consomem cada vez mais esses valores. Feliz ou infelizmente.
Assim, além de vender produtos, a mídia, vende idéias, valores e conceitos, sendo construtora da identidade dos indivíduos na sociedade
“construtora da identidade dos indivíduos” – caramba, isso ficou muito, muito bom!.
A mídia é composta pelos mais diversos meios de comunicação: cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors. Enfim, tudo aquilo que comunica em massa, ou seja, que torna algo comum a