A influência da mídia na sociedade
O Sistema Central de Mídia no Brasil é estruturado pelas cinco maiores redes privadas (Rede Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!), onde essas controlam de forma direta e indireta os veículos de comunicação. Não podemos dizer que o controle ao qual tem é totalmente ilegal, mas se constituem contrariando os princípios democráticos aos quais a sociedade tem.
A maior e mais evidente emissora nacional é a Rede Globo, a qual é criticada por suas colocações e posições diante dos acontecimentos, mas isso não quer dizer que seja a pior emissora. Por se tratar de redes de comunicação privadas todas visam o lucro, influenciando de formas diferentes seu público alvo. Essa influência se dá desde sua criação ou implantação no país, pois pertencem a grandes políticos, as famílias de grande influência no Brasil, onde isso contraria leis da Constituição Federal.
A população é facilmente influenciada pelas novelas, onde são criadas heróis, onde podem ser verídicos ou não. Esses criam padrões de beleza, moda etc, que vão mudando de acordo com o término e inicio de cada novela. Essa tecnologia, a comunicação, influência também a educação, tanto formal quanto informal.
Por outro lado essas emissoras ajudam a sociedade, mantendo informada dos acontecimentos, mesmo que maquiando, indo ao ar apenas o que lhes é propício.
Dessa forma, podemos mesmo concordar quando ouvimos que a tecnologia, comunicação, emissoras de Tv são o “quarto poder” em uma nação democrática.
“A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia mantém a massa.”
(George Orwell)