A Influência da Mídia na Sociedade
Este projeto apresentado ao curso de metodologia científica como requisito para obtenção do terceiro semestre do curso de Comunicação Social orientado pelo professor Hélcio.
Belém 2011
Introdução
Este projeto objetiva o estudo da influência dos meios de comunicação em massa no estilo de vida da sociedade, observando quais os pontos negativos e positivos que essas influências podem trazer nos hábitos e valores de um indivíduo, enfatizando os negativos.
Justificativa
O entendimento do tema abordado neste projeto é de suma importância para a sociedade e para nós, comunicólogos, visto que somos responsáveis pelo conteúdo transmitido nos meios de comunicação, os quais irrevogavelmente interferem na formação da mentalidade de uma sociedade.
Situação/Problema
A mídia com o seu grande poder de persuasão têm ditado o estilo de vida que os indivíduos de uma sociedade devem adotar, quais são seus valores, hábitos, o que é moral ou amoral, o que é belo ou estranho e tudo o quanto se possa influenciar na formação da mentalidade de cada pessoa. Como tudo, essa situação apresenta pontos negativos e positivos, os quais iremos dissertar.
Os meios de comunicação em massa nos foram de grande relevância na globalização, a partir deles foi possível o intercâmbio entre culturas de diferentes partes do mundo. Hábitos do oriente começaram a ser adquiridos no ocidente e vice e versa, a troca de conhecimentos entre nações distintas passou a ser comum e a informação tornou-se disponível a todos. Em contraposição, existem muitos pontos negativos que essa influência pode trazer.
A influência dos meios de comunicação é tamanha que tudo aquilo que ela dita como padrão é facilmente aceito. A mídia cria um estereótipo para cada situação de acordo com seus interesses. A exemplo, existe uma ditadura no padrão de estética imposto pelas novelas, o estereótipo de