Cultura organizacional
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Porque todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando com o tempo.
A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
2-No tópico componente organizacional toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: Artefatos, Valores Compartilhados e Pressuposições Básicas. Fale resumidamente sobre cada um.
2.1-Artefato: Constitui o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível, perceptível. São as coisa que cada vê, ouve e sente quanto se depara como uma organização cuja cultura não lhe e familiar.
2.2-Valores Compartilhados: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razoes pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como Justificativas aceitas por todos os membros.
2.3-Pressuposições Básicas: Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais