Cultura organizacional
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura de uma empresa é vista pela maneira como ela faz seus negócios, como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade dos funcionários com relação à empresa, reflete a mentalidade que predomina na organização. Ou seja, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO E REFLEXOS A cultura organizacional é de grande importância, pois determina o estilo de gestão e o comportamento de cada um dentro das entidades. A cultura organizacional vem a ser então a personalidade da empresa, o que a leva se diferenciar das demais.
Uma empresa que é dinâmica está atenta às mudanças, tem senso de oportunidade, cria um ambiente motivador, estimula e proporciona oportunidade de desenvolvimento profissional para os funcionários certamente terá muitos resultados positivos no curto, médio, ou longo prazo.
ELA INTERFERE NA ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO OU NA GESTÃO?
Sim interfere. E pode interferir positivamente ou negativamente sobre a motivação e a satisfação do funcionário. Sendo assim é essencial que alem do foco nos resultados a empresa se preocupe também com as pessoas, pois a empresa precisa de seus funcionários para atingir suas metas. É preciso levar em conta aspectos como conhecimento, comportamento, relacionamento, atitude e expectativa, para que se possa conquistar a satisfação e promover a motivação. Enfim, para que a empresa influencie positivamente os resultados organizacionais é fundamental que atue na satisfação e motivação para