cultura organizacional
A cultura organizacional, no seu núcleo, é uma forma compartilhada de compreender a essência e a natureza do negócio e da sua forma de entregar valor. Ela pode ser trabalhada com esforços de desenvolvimento da capacidade das pessoas de cooperar na mesma direção e agir de acordo com certos valores fundamentais para o sucesso do negócio. É importante notar que agir baseado em valores pressupõe capacidade de decidir e agir com autonomia. Há uma relação inversa entre autoritarismo e aceitação da distância entre a base e o topo de uma organização e sua capacidade de trabalhar o desenvolvimento organizacional via cultura.
Acredito que as pessoas só deveriam ser contratadas se tivessem as características e os valores que se alinhem à cultura organizacional. Isso não significa trazer pessoas com as mesmas características pessoais, mas minimamente alinhadas com os valores da empresa. Na minha experiência de atuação na área de Recursos Humanos, observei que as pessoas que mais têm sucesso nas organizações são aquelas que mais se alinham à cultura e aos valores da empresa. Mas, independentemente deste fator, as empresas devem prover as informações sobre a cultura organizacional aos funcionários recém-contratados da maneira mais rápida e efetiva possível. Por sua vez, isso vai acelerar a curva de aprendizado e facilitar em muito a adaptação do novo funcionário.
RH - Em relação aos líderes, por que eles se tornam agentes fundamentais para a contextualização da cultura?
Carmen Migueles - Os líderes moldam a cultura. E são eles também que a mudam, normalmente em cenários de crise. A cultura de uma organização depende dos líderes por duas razões: em primeiro lugar, porque são os líderes que apontam