Cultura organizacional
RESUMO Este artigo apresenta uma análise de como se deu a evolução da contabilidade, mais especificamente, a contribuição da Escola Italiana no desenvolvimento da ciência. É mostrado no decorrer do trabalho que, mesmo com os erros que provocaram o enfraquecimento de tal escola, é inquestionável o seu valor para a consolidação das ciências contábeis. Os resultados apresentados foram obtidos através de revisões de literatura.
Palavras-chaves: Evolução da contabilidade. Escola Italiana. Ciências Contábeis.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer a história da contabilidade, tomando-se como referência a Escola Italiana, pioneira em assuntos contábeis, enfatizando a contribuição da mesma para o desenvolvimento da ciência.
_________________________
*
Graduandos do 2º período de Ciências Contábeis da Universidade de Itaúna.
1
O início da contabilidade
A preocupação do homem com as propriedades e a riqueza não é uma característica do homem moderno, isso vem desde a antiguidade, e a contabilidade é uma forma de controle das tais. Há sinais de existência de contas de aproximadamente 4.000 anos a.C. Até mesmo antes disso, o homem primitivo, ao contar seus instrumentos de caça e pesca, seus rebanhos, seus galões de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.
E assim, à medida que as atividades foram se desenvolvendo, o pensamento contábil também foi evoluindo, tendo seu florescer como disciplina adulta e completa a partir do século XIII.
2
A evolução da contabilidade com o surgimento da Escola Italiana
No século XIII, até meados do século XVIII, as cidades Europeias fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, cenário perfeito para o início da evolução de uma ciência fundamental para o mundo cada vez mais capitalista que surgia, a Contabilidade.
Foi exatamente nessa época, mais