Cultura organizacional
Hoje as instituições desejam atingir um referencial de qualidade, precisam de pessoas que sejam flexíveis no desempenho de suas atribuições e que superem a expectativa do seu desempenho. Por isto uma nova forma de gestão de pessoas está surgindo, onde o trabalhador tem possibilidade de desenvolver suas competências de crescer e serem reconhecidos pessoal e profissionalmente. Desta forma os gestores assumem um papel relevante, na medida em que devem ser capazes de perceber as necessidades e acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, quanto às suas competências técnicas e às habilidades pessoais e comportamentais.
O trabalho deve representar algo que vai além do valor da remuneração, tanto para os funcionários, quanto para a instituição que os contrata e para as pessoas que dela necessitam, ou seja, deve representar o envolvimento, o compromisso, a possibilidade de reconhecimento e valorização.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial à gestão de pessoas, porque dela decorrem conseqüências importantes para a motivação e progressão na carreira dos funcionários. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho. Enfim é um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.
As