Cultura Organica
A cultura organizacional ou cultura corporativa representa o conjunto de percepções dos membros da organização, refletindo o consenso que nela predomina, e que termina por condicionar a administração das pessoas com ela envolvidas. Para que se conheça uma organização é necessário absorver sua cultura. Interagir com a organização por meio de trabalho, convivência e participação. Expressa-se o essencial da cultura de uma organização através da tratativa que ela dá aos seus funcionários, faz seus negócios, atende os clientes e como administra sua autonomia entre as unidades e o nível de lealdade de seus membros para com a empresa. A cultura define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.
2. CULTURA ORGANIZACIONAL
2.1 Conceito
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
A única maneira viável de transformar as organizações é mudar sua “cultura”, isto é, substituir o sistema dentro dos quais as pessoas trabalham e vivem. Cultura Organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, e uma forma de interação e relacionamento típicos de determinada organização.
A Cultura Organizacional têm personalidade própria, assim como as pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hostis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadoras.
Os estudiosos da teoria das organizações reconhecem o importante papel que a cultura desempenha na vida dos membros das organizações. É interessante notar, entretanto, que a origem da cultura como uma variável