mecatronica
Introdução
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos, como trincas e porosidades ou presença de qualquer material (inclusões) com propriedades magnéticas diferentes do metal base. Se estas descontinuidades são abertas à superfície ou se estão suficientemente próximas à mesma, as linhas de fluxo distorcidas nesta região darão origem aos chamados campos de fuga, promovendo o aparecimento de pólos magnéticos, capazes de atrair partículas magnetizáveis para esta região, revelando-as.
As principais vantagens da inspeção com partículas magnéticas são: é capaz de detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais; sua realização é relativamente simples e rápida; a preparação das peças para o ensaio é simples, não havendo necessidade das possíveis descontinuidades estarem necessariamente abertas à superfície, como no ensaio com líquidos penetrantes; o tamanho e a forma da peça inspecionada tem pouca ou nenhuma influência no resultado.
As principais limitações são: á aplicável apenas aos materiais ferromagnéticos, ou seja, principalmente os aços estruturais ao carbono, de baixa e média liga, feros fundidos ligas a base de cobalto; a forma e a orientação das descontinuidades em relação ao campo magnético interferem fortemente no resultado do ensaio, sendo necessário, em muitos casos, a realização de mais de um ensaio na mesma peça; muitas vezes é necessária a desmagnetização da peça após a inspeção; em geral são necessárias correntes elétricas elevadas, que podem causar o aquecimento indesejado das partes examinadas.
Magnetismo
Materiais ferromagnéticos colocados nas proximidades de um ímã são atraídos ou repelidos por ele. Este fenômeno é chamado magnetismo. Os ímãs podem ser naturais ou artificiais, fabricados a partir de aços com propriedades magnéticas específicas para esse fim, neste caso