INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO COENTRO
Ana Paula Garcia de LIMA¹; Claudenilde Lopes dos SANTOS¹; Jayne Nóbrega da SILVA¹
Resumo
O coentro (Coriandrumsativum L.) é uma espécie vegetal pertencente à família Apiaceae, herbácea, anual. No Brasil, as folhas são amplamente utilizadas como condimento na culinária, as mesmas são importantes fontes de vitaminas e sais minerais, necessários na nutrição do homem. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de matéria seca (MS) da cultura do coentro em função de adubação orgânica (esterco aviário), mineral (NPK) e completa (orgânica e mineral). O experimento foi conduzido nos meses de outubro e novembro com a variedade verdão. Sendo utilizado um delineamento estatístico inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. A adubação orgânica foi feita com 45g de esterco aviário, a adubação mineral (NPK 4-14-8) com 3.3g e a completa com 45g de esterco e 3,3g de NPK 4-14-8. As médias foram aferidas pelo Teste F a 5% de significância e comparadas pelo teste Tukey, a maior produção de matéria seca das mudas foi obtida com a adubação completa (orgânica e mineral).
Palavras-chave: Adubação orgânica, mineral, massa seca.
Introdução
O coentro (Coriandrumsativum) é uma hortaliça da família Herbácea, suas folhas são utilizadas como condimento na culinária, cujo sabor e aroma, muito ativo e peculiar, são incorporados a pratos de peixes, feijão e sopas. A cultura se adapta bem a regiões de clima quente e é intolerante a baixas temperaturas, apresenta precocidade no ciclo (45 a 60 dias), o que garante retorno rápido do capital investido, aumentando a renda das famílias envolvidas na exploração, tornando-se então, uma espécie de notável alcance social (Filgueira, 2003).
Visando sempre a produção máxima das culturas, os produtores fazem uso dos diversos tipos de adubos e fertilizantes, em busca do que lhe fornecerá mais produtividade e satisfação ao consumidor. E para