Produção agroecológica de hortas
Partindo da observação da deficiência de informação de alunos da região, a respeito da produção orgânica de hortas, nós executamos nosso projeto que teve esse foco a orientação na implantação de hortas agroecológicas em escolas públicas. Há muito levantam-se questionamentos sobre o que é horta, de início quando se fala em horta a primeira coisa que vem a mente são hortaliças, como coentro, alface, cenoura, etc. Mas horta não é só o cultivo de hortaliças, mas sim de olerícolas (plantas de porte baixo), silvícolas, jardinagem e ervas medicinais, trata-se do cultivo diversificado e harmonioso, onde cada espécie vai contribuir positivamente na produção agrícola.
A produção de hortas concentra-se quase sempre em locais próximos a zona urbana, já que são alimentos que tem vida útil muito curta e alguns devem ser colhidos antes de sua total maturidade, ou seja, devem ser colhidos e logo comercializados ou utilizados e dependendo de sua conservação duram no máximo 7 dias após a colheita. Geralmente os responsáveis pela produção de hortas são pequenos produtores, que produzem para subsistência e vende os excedentes em feiras.
Tendo em vista tudo isso o presente trabalho visa descrever de forma detalhada como se deu a execução do projeto e apresentar seus resultados, no que se refere a capacitação de estudantes do curso de Agroecologia e de escolas públicas da região quanto a produção de hortas orgânicas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1. HORTA Segundo Penteado, A horta é um local onde se pode cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nela também pode-se plantar temperos e ervas medicinais. Além de ser uma fonte alimentar é um importante local de relaxamento que proporciona contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir algo, sem falar da economia que podemos conseguir quando cultivamos nossos próprios alimentos, ao