Cultura Helênica
Nosso mundo de hoje tem muito a ver com os gregos antigos. Herdamos dos gregos, por exemplo, os conceitos de cidadania, democracia, a Arte, o Teatro e o Esporte. Os antigos gregos acreditavam que os seres humanos são os únicos seres vivos que são capazes de apreciar a beleza e os únicos capazes de avalia-la, pois então a beleza pode ser encontrada em nós e criada por nós. Eles buscam encontrar a perfeição, criar virtudes em todos os aspectos da vida. E nos jogos olímpicos encontraram motivação para essa conquista.
Atletas de todas as cidades gregas se encontravam na cidade de Olímpia para uma grande celebração homenagear Zeus e enquanto esse evento se realizava as guerras ficavam proibidas. As Olimpíadas eram tão importantes que interrompiam qualquer tipo de conflito entre povos gregos durante os jogos. Os jogos aconteciam a cada 4 anos, e o evento mais esperado dos jogos era o pentatlo com 5 modalidades: corrida, salto, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta. E naquele tempo quando se ganhavam essas provas não se recebia troféu e nem dinheiro, ao contrario dos jogos de hoje eles recebiam uma coroa de louros. E lembrando que os jogos não acabavam com as diferenças existentes entre as cidades-estados apenas digamos dava um stop, em Esparta viviam os Espartanos um povo temido que dedicava sua vida a guerra e a maior virtude desse povo era a valentia, a preparação de um espartano começava desde muito cedo, para começar por lei os espartanos deveriam ser fortes e saudáveis em outras palavras se alguma criança nascesse com algum problema físico era jogada de uma montanha pois não serviria. E desde jovens iam para a escola de combates e dos 20 aos 60 anos tinham a participação no exercito.
E já os romanos não mantiveram esse vigor olímpico dos gregos, eles começaram a adotar disputas mais violentas, os escravos presos passaram a ser gladiadores e os governantes faziam com que eles lutassem até a morte com feras