Republica Helênica - Siem
Conselho da União Europeia
O Uso do Véu Islâmico
Senhoras e senhores delegados
A comunidade mulçumana na República Helênica não é muito grande, e por ser composta de imigrantes não tem tido muito reconhecimento devido à crise e à falta de empregos no país.
A religião dominante no território grego é a Católica, a qual é relutante quanto a aceitação dos imigrantes mulçumanos e assim influencia boa parte da população. Apesar disso, o governo grego não concorda com a repressão da minoria mulçumana presente no país. A República Helênica está posicionada contra a discriminação de comunidades religiosas, e a favor dos direitos humanos.A Grécia acredita que a proibição do uso do véu islâmico em lugares públicos da forma como está, e que inclusive já foi implementada em alguns países europeus, não irá melhorar a vida dessas mulheres, e sim impedí-las de circularem em público. Acrescentando outra imposição em suas vidas, exatamente o contrário do que é proposto.
Segundo o Comissário dos Direitos Humanos da União Européia, Thomas Hammarberg, a proibição do véu islâmico se contradiz aos artigos oito e nove da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que tratam respectivamente do direito ao respeito da vida privada e da liberdade de pensamento, consciência e religião.
O véu é não só parte da cultura e simbolo da religiao muçulmana, mas também uma parte da mulher islâmica. A proibição do véu é uma repressão da comunidade mulçumana, indo contra os princípios apoiados pelo nosso país e pela União Europeia, que acredita e defende os direitos humanos. Por isso, a República Helênica propõe que a União Europeia considere o assunto pensando nas mulheres muçulmanas e em como estas se sentem diante de tal imposição, para então chegar a uma decisão que respeite os direitos humanos e possa maximizar a integração dessas mulheres na sociedade.
República Helênica
Assembleia Geral das Nações Unidas
A Crise Constitucional no Mali
Senhoras e senhores delegados