CULTURA DO MILHO Apostila
1. INTRODUÇÃO E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA CULTURA
O milho é dos cereais mais importantes do mundo, justificando seu extenso cultivo e sua grande produção. Devido sua riqueza nutricional e a ampla utilização que permite, tornou-se uma das plantas mais bem estudadas em todos os aspectos. Além do mais, o avanço tecnológico e cientifico permitiram a utilização de uma gama de sub-produtos importantes, oriundos da matéria-prima “milho”.O milho é o 3º cereal mais cultivado no mundo, tanto em área com o em produção (1º trigo, 2º arroz). Ultimamente aumentou o consumo de milho, favorecido pela tecnologia de alimentos, permitindo uma maior utilização dos sub-produtos dos grãos.
2. ORIGEM E HISTÓRICO
O milho é de origem americana; há algumas divergências entre a América do Sul e Central, sendo os paises mais prováveis o Peru e México. Existem citações que o cultivo de milho vem desde 4000 anos na América Central; foi base alimentar dos Ameríndios (Incas, Astecas e Maias).
Cristóvão Colombo encontrou em Cuba, sementes de milho (que os nativos denominavam “Mahis”) e levou para a Europa. No século XVI difundiu-se pela Espanha, França e Itália e daí pela Ásia, África e Oriente. No inicio como planta ornamental e depois que foi descoberto seu valor alimentício passou a ser cultivado. O nome adotado pelos cientistas provém das tribos indígenas brasileiras, que chamavam de “MAIZ”, isto é, mãe, vida, ou aquilo que nos sustem. Daí, Zea mays L.
MILHO QUADRO MUNDIAL
3. CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA
O milho é uma planta monocotiledônea, herbácea, anual, monóica (órgão masculinos e femininos na mesma planta, porem em partes distintas) e alógama (de polinização cruzada).
Classificação: Ordem: Graminales Família: Poacea (gramineae) Sub-família: Panicoideae Tribo: Andropogoneae (Maydeae) Sub-tribo: Tripsacine Gênero: Zea Espécie cultivada: Zea mays L.