Relação solo-água-planta
CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
RELAÇÃO SOLO, ÁGUA, PLANTA.
BALANÇO HÍDRICO
PROF.ª CARLA CEPIK
CÁSSIO STORCK
Canoas
2012
INTRODUÇÃO
O balanço hídrico caracteriza-se pela contabilidade de entrada e saída de água no solo. É extremamente útil para auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e manejo do sistema agrícola, permitindo determinar, para cada época do ano, a demanda de mão-de-obra, tratores e implementos agrícolas; definir a época de preparo do solo semeadura ou plantio, aplicação de inseticidas, herbicidas, fertilizantes e corretivos; verificar a necessidade de irrigação; estimar o rendimento agrícola; eliminar ou minimizar o risco de poluição ambiental.
O objetivo deste trabalho é conhecer melhor o ciclo de movimentação da água na atmosfera terrestre, inclusive subterrânea, a importância para o desenvolvimento das plantas e da fauna, os métodos utilizados para realização do balanço hídrico em algumas culturas e o porque da necessidade do conhecimento do ciclo hidrológico para o desenvolvimento da agricultura.
DESENVOLVIMENTO
BALANÇO HÍDRICO
O conceito de ciclo hidrológico está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada caia (precipitação) e que, uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo). Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela