Aguas nas plantas
Há dois fatores ambientais de grande importância ma fisiologia vegetal, dos quais depende a manutenção do metabolismo normal do vegetal. Um deles é o clima, incluindo temperatura, luz e umidade elativa do ar. O outro é o solo, do qual as plantas retiram a água e os nutrientes ninerais. O solo é o complexo sistema físico-químico, composto de partículas minerais que se originam por decomposição de rochas misturadas com microrganismos vivos ou mortos, havendo, ainda,, uma extersa rede de canalículos e câmeras de ar. O solo é um sistema ''vivo'' no qual as partículas minerais e organicas guardam estreitas relações de interdependência com a rica comunidade de bactérias, algas, fungos, linquens, protozoários, vermes, artrópodis e raízes.
Os nutrientes Minerais
Sabe se que as plantas necessitam de certos nutrientes, em determinadas concentrações, para um desenvolvimento saudável. Existem elementos requeridos pelas plantas em grande doses, sendo chamados de macronutrientes (nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, enxofre), além de carbono, oxigênio e hidrogênio, obtidos do gás carbôno e da água. Além deles, são indispensáveis,embora em doses mínimas, os chamamos micronutrientes (ferro, cobre, zinco, boro, coblto, cloro, molibdênio, manganês e níquel), que entram na composição de vitaminas, enzinas, citocromos, pigmentos, hôrmonios e outras substancias.
Água no solo São requeridas grandes quantidades de água para produção da maioria das substâncias da planta. A água é o meio de transporte básico para levar nutrientes essenciais de partículas sólidas do solo à planta através de suas raízes para as partes mais distantes de sua estrutura. Normalmente, devido ao pequeno tamanho de partículas do solo e a presença de pequenos vasos capilares e poros, a fase de água não é totalmente independente da parte sólida do solo. A disponibilidade de água para plantas é governada por inclinações do vaso capilar e forças