Como as plantas absorvem água
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
fABRÍCIO COUTINHO
GABRIEL ALVES
MIRELA HARUMI
RAPHAEL MORAES
VICTOR REIS
RELATÓRIO TÉCNICO: EXPERIÊNCIA DE BIOLOGIA
SÃO PAULO
2014
ETEC TAKASHI MORITA
FABRÍCIO COUTINHO
GABRIEL ALVES
MIRELA HARUMI
RAPHAEL MORAES
VICTOR REIS
EXPERIÊNCIA DE BIOLOGIA
Relatório técnico de de Biologia referente à atividade experimental realizada no laboratório da ETEC Takahi Morita apresentado para avaliação do Curso de Automação Industrial Integrado ao Médio, Nível Médio, da ETEC Takashi Morita, SP.
Orientadora: Prof. Zélia
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO 6
3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 10
5 CONCLUSÃO 16
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO Ao realizar essa experiência, nosso principal objetivo foi observar como se dá o transporte de água e nutrientes nas plantas, para isso realizamos experiências com flores e estudos sobre as estruturas que compõem as plantas, principalmente no que se diz ao transporte de nutrientes e água. Sabemos que nas plantas, salvo as exceções, a raiz é a responsável pela absorção dos nutrientes inorgânicos, o que faz através de expansões celulares chamadas pelos, concentrados numa determinada parte da raiz, a região pilífera.
Figura 1: Partes da raiz
Conforme podemos visualizar na figura 1, a raiz pode ser dividida em várias partes, porém a que realmente nos interessa em relação à essa experiência é a zona pilífera, nessa área há a epiderme com pelos absorventes que ao aumentarem a superfície de contato com o solo aumentam também o poder de absorção da planta.
Tendo conhecimento que as plantas fazem transporte de substâncias e água através da raiz e de outras estruturas e propriedades específicas, que serão abordadas no decorrer desse relatório, iniciamos então um experimento para comprovar na prática tal transporte: colocamos uma