Vacúolo pulsátil
Vacúolos pulsáteis ou contráteis são organelas citoplasmáticas existentes na célula de alguns protozoários como o Paramecium, que realizam aosmorregulação, ou seja, o controle do volume celular, e deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com excretas tóxicas ao organismo.
Animais de água salgada quase não necessitam de vacúolos contráteis pois, por ser já concentrada, a água salina é equiparável à concentração interna do ser vivo. Então essa organela está mais presente em animais que vivem em locais com diferenciações de concentração entre seu corpo e o exterior. Logo em água doce seria necessário a presença desse órgão osmorregulador.
Vacúolo contrátil (em azul)
Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas de diferentes tamanhos, revestidos por membrana e formados a partir doComplexo de Golgi ou do Retículo Endoplasmático.
De acordo com a função e do tipo de organismo, podem existir três tipos de vacúolos: vacúolos contráteis ou pulsáteis,vacúolos de suco celular e vacúolos digestivos.
Os vacúolos contráteis ou pulsáteis estão presentes nos protozoários de água doce e são responsáveis pelo equilíbrio osmótico ao eliminarem o excesso de água nas células. Como estes protozoários são hipertônicos com relação ao meio que habitam, suas células absorvem água por osmose. Essa água é encaminhada para o vacúolo contrátil, que se contrai e bombeia o excesso de água para o exterior. Em algumas espécies, este tipo de vacúolo atua também como auxílio na excreção ou na locomoção.
Os protozoários marinhos não sofrem com o problema osmótico, no entanto, apresentam vacúolo: juntamente com a água são eliminadas substâncias tóxicas ou excretas.
Os vacúolos de suco celular são delimitados por uma membrana lipoprotéica denominada tonoplasto e são exclusivos das células de algumas algas e das plantas. Nas células jovens das plantas são pequenos e numerosos, à medida que a