Relações intepessoais
TÍTULO: Gestor escolar e professor: Um olhar sob as relações interpessoais.
OBJETIVO GERAL: Refletir acerca das relações interpessoais entre gestores e professores, como também suas implicações no bom desempenho das Instituições de Ensino.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Analisar historicamente como se dão as relações entre gestores e professores no âmbito escolar.
• Verificar as implicações das relações interpessoais na gestão e em todo o contexto escolar.
• Investigar como as relações interpessoais entre gestor e professor podem contribuir na melhoria da aprendizagem do aluno
JUSTIFICATIVA: As relações humanas permeiam todos os espaços sociais. Nas instituições escolares não é diferente. O bom relacionamento entre os pares no ambiente de trabalho favorece um melhor andamento e aproveitamento em ralação aquilo a que nos propomos. Para tanto é necessário que existam regras claras que norteie as relações. Nas instituições de Ensino as relações interpessoais não diferem de das demais. Nesse caso, temos no gestor peça fundamental, para que as regras de relacionamento, muitas vezes implícitas, possam ser postas em prática para que se alcance de maneira mais eficaz os objetivos propostos nesse tipo de organização. Nesse sentido, a relação entre gestor e professor será refletida.
METODOLOGIA: A pesquisa será bibliografica no contexto da leitura de Aquino, Martins,Brunetta e outros.
CONCLUSÃO:
Espera-se que um estudo voltado a discussão das relações interpessoais entre gestores e professores possa contribuir para uma melhor compreensão da situação de algumas escolas.
REFERÊNCIAS:
LÜCK, Heloísa Gestão Educacional: Uma questão paradigmática, Petrópolis, RJ: Vozes,
2006.
MINICUCCI, Agostinho. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
PARO, Vítor Henrique. Administração escolar, introdução crítica. 4ª ed. São Paulo: Cortez,