Cultura do Mato Grosso do Sul
A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense muito influenciada pela cultura paraguaia. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias outras contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.
A formação cultural do sul-mato-grossense está associada à diversidade das tradições trazidas pelos migrantes e pelos imigrantes, mas algumas predominaram e deram uma característica muito peculiar às manifestações artísticas locais.
Gastronomia
A culinária de Mato Grosso do Sul é influenciada pelos índios e usa os peixes de seus rios como ponto principal de uma série de receitas exóticas, além das carnes de suas criações de gado. A proximidade com o Paraguai facilita a troca da cultura representada pelo gosto pelo mate gelado ou tereré e pelas chipas. Tais são:
Pacu assado recheado com farofa
Peixe ao molho de tomate
Peixe assado
Peixe ensopado
Pirão de peixe
Caldo de piranha
Sopa paraguaia
Churrasco
Arroz carreteiro
Farofa de carne
Mandioca
Polenta com carne moída
Banana frita
Galinhada caipira
Bolinho de arroz com caldo de piranha
Frango com pequi
Linguiça cuiabana
Vaca atolada
Chipa
Costela com batata
Bebidas Típicas
Tereré
Chimarrão
Símbolos
O brasão de armas do Estado de Mato Grosso do Sul é representado por um escudo com o interior dividido em duas partes horizontais. A parte superior de cor azul céu profundo representando o céu e a esperança, e uma estrela amarela no meio. A parte inferior verde representando os campos e as matas. Há uma onça-pintada, um dos animais-símbolo do Pantanal. As estrelas em volta do escudo representam os municípios do Estado. Foi instituída pelo Decreto Estadual nº1 de 1º de janeiro de 1979. Foi projetada por Mauro Michael Munhoz. Em 2005, foi criada a faixa governamental de Mato Grosso