A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL
A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL
ALUNO: ÂNGELO HONORATO
Baseado em sua força e determinação, os portugueses se aventuraram em descobrir o velho mundo. Porém não foi algo planejado como deveria. Foi tudo muito ao acaso.
Enquanto algumas pessoas miram seu objetivo, procurando apenas o resultado rápido e sem necessariamente trabalhar para isso, por outro lado, existem pessoas que para chegar ao objetivo, planeja sua ação superando um obstáculo a cada vez. Porém, são questões de valores. Cada qual procura atingir seu objetivo de acordo com seus métodos e valores.
Ao se propor a descobrir “novos mundos”, às vezes mais vale um espírito aventureiro do que um espírito trabalhador. E esse espírito foi essencial para a chegada e permanência de nossos irmãos portugueses ao Brasil. Um local totalmente estranho, com estruturas falhas que tão rapidamente conseguiram se adequar e conviver, adaptando o meio em que viviam àquela ocasião.
Baseado nesta necessidade de adotar novas culturas, se viram obrigados a explorar a agricultura e para tal, precisaram lançar mão do trabalho escravo, haja vista o insucesso de utilizar como mão de obra, os índios que aqui já estavam.
Sem contar o choque de culturas e de costumes. De um lado os exploradores que queriam dominar os índios e utilizar de seu trabalho, que, diga-se de passagem, era muito bem executado. De outro, os índios que não queriam se deixar ser explorados viam seu espaço sendo “invadido” por um povo totalmente diferente e estranho a seus olhos.
O desejo por riqueza esbarrava no fato de Portugal não ter a agricultura como uma de suas melhores qualidades, aliado ao fato de que o clima aqui no Brasil era totalmente diferente do clima em Portugal, o que tornava suas técnicas pouco ou nada eficazes. Por isso acabavam por explorar o solo de forma inadequada sem nenhum tipo de preparação ou reparação do mesmo.
Com base nessa cultura de pouco trabalho herdada