Cultura do maracujá
Seu grande segredo esta na condução, se conduzirmos de forma errada não vamos produzir, o manejo de podas é uma prática importante. * Origem
Cerca de 95% das espécies selvagens estão localizadas na América do Sul, sendo tipicamente brasileiro. No Brasil há mais de 150 espécies, o seu estado selvagem é encontrado na América do Norte, Índia, Galápagos e Filipinas.Temos o maracujá doce (tem mais acidez ao contrário do azedo), o azedo, o amarelo e o roxo. * Classificação Botânica
Pertence à família Passifloraceae, no que se refere ao gênero no Brasil há quatro subgêneros: tetrastulis (BA, MG, RJ); mitostemma (MT, RJ, RS); dilkea (AM, PA) e passiflora, este é encontrado em todo o país e tem maior expressão comercial.
Os de expressão comercial é passiflora edulis f. flaricarpa (amarelo), passiflora edulis (roxo) e a passiflora alata (doce).
A passiflora edulis f. flaricarpa, apresenta caule cilíndrico, com folhas trifoliadas, serrilhadas e lustrosas na parte superior. Suas flores são isoladas, brancas com franjas de cor roxa, pétalas e sépalas brancas, com filamentos de cor púrpura na base e branca no ápice. Sua polinização é feita pela Apis melífera, mas esta é pouco eficiente devido ao tamanho da flor. Suas flores se abrem a partir do meio dia (máx de luz atingido no dossel da planta), que se fecham a noite.
Há pelos coloridos para atração das mamangavas, que encostam o dorso na antera, carregando o pólen, no entanto polinizam apenas 30% das flores, por isso é feita a polinização manual com auxílio de uma flanela nos 3 estigmas.
De forma geral as plantas e as flores se assemelham ao maracujá roxo, sendo a diferença básica a cor da casca na maturação. O ramo principal tem a gema e a gavinha e toda folha que sai originará uma flor. As folhas são compostas de uma gema, uma gavinha (promove hábito trepador) e uma flor, estas apresentam filamentos atrativos.
As flores podem ter estigmas eretos, com isso há menor formação de frutos;