cultura do maracuja
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA
Curso de AGRONOMIA
Disciplina: INTRODUÇÃO À AGRONOMIA
Docente: Rafael Marani
CULTURA DO MARACUJÁ
GABRIEL OLIVEIRA SANTOS
Ilhéus,
Data 05/04/2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
Trabalho realizado em prol da avaliação pelo aluno
Gabriel Oliveira Santos para o docente Rafael Marani da disciplina int. á agronomia.
CULTURA DO MARACUJÁ
Ilhéus,
Data 05/04/2015
Sumário:
Introdução-01
Importância-02
Cultura do maracujá a nível mundial, brasileiro e baiano-03
Área plantada-3.1
Produção e produtividade-04
Valor de mercado-05
Preço-venda-5.1
Custo da produção-06
CULTURA DO MARACUJÁ
Introdução:
A agricultura tem crescido substancialmente nos países em desenvolvimento e neste contexto a fruticultura, pelo fato de movimentar um grande número de mercados em todo mundo, tem sido uma atividade importante, para promover o desenvolvimento em diversos países.
A cultura do maracujazeiro ganhou destaque no Brasil a partir do início da década de 70, embora nos anos 50 já existissem indústrias processadoras e envasaduras de sucos de maracujá.
A crescente importância desde cultivo seja pelo incremento a área plantada como pela abertura de novos mercados, tem sido acompanhada, nos últimos 10 anos, pela divulgação de resultados de experimentos e destinação de novas verbas para pesquisas, possibilitando ao fruticultor, a obtenção de um cabedal de conhecimentos que diminuam o risco desta atividade produtiva, tornando-a mais previsível, obedecidas ás leis de mercado.
A cultura do maracujá é geralmente explorada por pequenos produtores, tendo por finalidade, a diversificação de cultura e aumento da renda. Essa cultura utiliza muito a mão de obra, principalmente na polinização que é manual, exigindo de dois a três