CULTURA DA MELANCIA
CLIMA
A melância é uma planta de clima quente. Em temperaturas baixas, as plantas não se desenvolvem bem. Por isso a época de plantio varia de uma região para outra, conforme o clima.
VARIEDADES RECOMENDADAS
Para atender a mercado exigentes são mais recomendadas as variedades charleston gray, fairfax, preciosa, pérola, sunshade , jubilee,Híbrido Rubi AG-08, Híbrido Safira AG-124, Crinson Sweet, Esmeralda AG-598, Híbrido Madeira e Híbrido Jeststream.
ESCOLHA DO LOCAL
A melância produz bem em solos profundos, areno-argilosos, de boa fertilidade de água para irrigação.
PREPARO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Recomenda-se uma aração profunda em torno de 25 centímetros, com 60 dias de antecedência ao plantio. A gradagem deve ser feita na véspera do plantio, quando não houver necessidade de aplicação do calcário. Em terreno com declividade superior a 5%, adotar as práticas de conservação de solo. Procurar um técnico para ser orientado.
CORREÇÃO DE ACIDEZ
Recomenda-se enviar amostra de solo ao laboratório de análise para saber as quantidades de calcário e adubo a serem aplicados. Siga as instruções da EMATER-MG sobre "amostra de Solo para Análise". Usar calcário o mais fino possível e de preferência o dolomítico. A melância é muito exigente em cálcio e magnésio. É uma das cucurbitáceas mais tolerantes à acidez e pode ser cultivada em solo com pH entre 5,0 e 6,8.
ADUBAÇÃO
a) Adubação de Plantio
Na ausência de análise de solo, recomenda-se aplicar, em cada cova, 5 litros de esterco de curral bem curtido, podendo este ser substituído por 1 litro de esterco de galinha. Fazer também adubação química, usando 500 gramas por cova da seguinte mistura: 200 quilos de sulfato de amônio, 900 quilos de superfosfato simples e 150 quilos de cloreto de potássio. Nestas quantidades, a mistura será suficiente para adubar 2.500 covas de melância. Essa mistura poderá ser substituída pelo adubo fórmula 5-25-15, recomendando-se, neste caso, a aplicação de 320 gramas por cova.
b)