RESENHA: FILME SER E TER
O filme “Ser e Ter”, está relacionado à educação escolar, mostra o envolvimento dos pais e professores na busca de ensinar e educar as crianças.
De inicio já se pode perceber que o filme mostra um modelo de escola internacional, no caso, modelo de escola de outro país; em que os alunos de diversas faixas etárias frequentam o mesmo ambiente (sala) e possuem o mesmo professor.
O educador mostra-se um excelente exemplo de dedicação aos seus alunos, é atencioso e preocupado com todos, um bom construtor de conhecimento, sempre levando em conta o caráter e o sociocultural de cada aluno presente na sala de aula. Nas diversas atividades aplicadas, houve coerência com a capacidade de cada aluno, também foi possível observar que o professor busca métodos diferenciados para aprendizagem. Em alguns momentos o professor faz omeletes com a turma e leva-os para o lado externo da escola para esquiar na neve, entre demais dinâmicas.
Observando as estratégias do professor, creio que este método de aprendizagem é bastante eficaz, pois envolve diversos alunos de diversas faixas etárias, assim, uns aprendem com os outros e compartilham de diversas opiniões e ideias. Esse envolvimento entre estas crianças favorece a integração e a formação da identidade pessoal com mais vigor.
É possível perceber que o professor deixa seus alunos irem além de seus pensamentos, faz o aluno instigar seu senso a ser mais crítico e criativo. É possível perceber que as crianças compreendem o solicitado pelo professor, pois ele apresenta os conteúdos com clareza, e se acabar houvendo algum aluno que não proceda como o combinado, o professor senta-se junto e auxilia, enquanto os demais conseguem ser capazes de avançar nas atividades sem precisar ser chamado atenção ou solicitar intervir ao professor.
Essa ideia de escola no meu ver só tem a trazer benefícios para os educandos, devido aos fatores citados acima. Sabe-se que nossa realidade não é compatível com o que foi visto.
No Brasil a