Resenha do filme ser e ter
O professor respeita as diferenças e lida com a individualidade de cada aluno, mesmo sendo rígido, ele tem habilidade para enfrentar diversos problemas dos alunos pré-adolescentes, mostrando a eles que a diferença é o segredo da comunicação, assim como mostra os objetivos gerais do PCNs de História, em que os alunos precisam compreender a sua realidade sendo capazes de identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços, é visível esses objetivos neste documentário.
Além de fazer o papel de educador, o professor dá importância ao papel de pai, fazendo com que andem lado a lado os dois papéis, em uma cena ele ensina um dos alunos menores a lavar as mãos, concordo com esse gesto na educação, mas é importante não misturar demais as coisas se envolvendo demais até mesmo na parte afetiva, é preciso saber distinguir ambos os papéis, e se por quando preciso em determinadas situações dentro do contexto escolar.
O professor tinha a noção clara de que não estaria ao lado destas crianças para sempre. Por isso, procurava criar e desenvolver a autonomia de cada um dos alunos, propondo-lhes trabalhos onde tinham de tomar decisões e revelar iniciativa. Esse é o papel principal de nós futuros professores, temos que desenvolver atitudes e criar situações para que esses alunos possam enfrentar a realidade da sociedade.
Muito interessante também é o envolvimento de diversas atividades, como fazer panquecas, ou mesmo brincar na neve, isso ajuda o aluno a mudar de ambiente ampliando seu conhecimento, não ficando somente engessado na sala de aula, essa maneira de ensino não acontece só na França, pois aqui no Brasil existem escolas que levam alunos a passeios com objetivos a serem alcançados, não sendo apenas um passeio e