cultura da melancia
A melancia pertence à família das cucurbitáceas, sendo originária do continente africano. É uma planta anual, de crescimento rasteiro, com várias Ramificações que alcançam até 5 m de comprimento. É cultivada em vários países do mundo.
A cultura da melancia tem grande importância socio-econômica no Nordeste brasileiro, por ser cultivada principalmente por pequenos agricultores sob condições irrigadas e de chuva, devido ao seu fácil manejo e menor custo de produção, quando comparada a outras hortaliças. Seus frutos são utilizados tanto na alimentação humana como animal. Em algumas regiões, as sementes são consumidas tostadas e dessas pode-se extrair um óleo de boa qualidade, cujo conteúdo varia de 20 a 45%. A casca do fruto pode ser utilizada na fabricação de doce, bem como na alimentação de alguns animais, tais como patos, galinhas e porcos. O nível mundial, a melancia é a quarta hortaliça em volume de produção, com cerca de 47 milhões de toneladas anuais. O maior produtor mundial é a China, seguido pela Turquia, Irã, Egito e Estados Unidos. Na Europa, os principais produtores são Grécia, Espanha, e Itália.
Embora a melancia não apresente alto valor nutritivo (Tabela 2), seus frutos são bastante apreciados pelo sabor refrescante, principalmente durante o verão.
Composição nutritiva da melancia, em 100 g de polpa.
Componentes composições nutritivas Melancia
Água 92,6%
Proteínas 0,5g
Cinzas