radiologia intervencionista
A Radiologia Intervencionista, cirurgia do século XXI, compreende uma série de intervenções diagnósticas e terapêuticas guiadas por via percutânea. Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, esta em franca ascendência em todo o mundo. Suas principais áreas de desenvolvimento hoje são: oncologia, doenças cardiovasculares, doenças do fígado, doenças da coluna vertebral, ginecologia entre outras.
2. OBJETIVO
Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer a população em geral sobre o uso da Radiologia Intervencionista, o que é, quando e quem deve usa-la, em uma linguagem fácil, mostrando a vantagem de uma cirurgia que esta em ascensão por ser pouco invasiva e com recuperação rápida, diminuindo consideravelmente os riscos.
3. JUSTIFICATIVA
É importante enfatizar a importância de a população em geral ter conhecimento sobre os métodos médicos atuais mais utilizados. A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica pouco conhecida do público em geral, pois tem uma atuação muito especializada. Apesar disso vem se expandindo muito nos últimos anos ocupando áreas de destaque cada vez maior no meio médico a na mídia. Seu objetivo primordial é de realizar procedimentos e cirurgias minimamente invasivas com intuito diagnóstico (ex.: Biópsia percutânea guiada por Tomografia) ou terapêutico (ex.: Angioplastia, Quimioembolização e Ablação por Radiofrequência). Esta especialidade nasceu através da Radiologia Diagnóstica no momento em que os Radiologistas identificaram o potencial de se realizar uma intervenção cirúrgica com o auxílio da imagem (procedimentos guiados por imagem). Tem seu grande crescimento e reconhecimento como especialidade médica principalmente devido ao caráter pouco invasivo, curto tempo de internação, rápido retorno do paciente a suas atividades, alta taxa de sucesso e resolutividade e atuação em diversas especialidades médicas.
4. REVISÃO DA LITERATURA
4.1 RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA
A Radiologia