O que e cidadania
CURSO TECNICO EM RADIOLOGIA
CAIO CESAR
DOUGLAS BRAGANCA
KAREN CARDOSO
RAIMUNDO ELISON
VANUSA SILVA BELEM
VIVIANE LIMA
METODOLOGIA CIENTIFICA
MANAUS
2012
CAIO CESAR
DOUGLAS BRAGANCE
KAREN CARDOSO
RAIMUNDO ELISON
VANUSA SILVA BELEM
VIVIANE LIMA
RAIOS X
Trabalho solicitado pela professora Ludimila Gomes para obtenção de nota referente ao primeiro semestre de 2012
MANAUS
2012
INTRODUÇAO
O trabalho que será apresentado terá a finalidade de trazer informações sobre os Raios X, explorar tal tema trará informações de grande importância na área de radiologia, ao longo desta pesquisa será abordado assunto como histórico dos Raios X; Radiologia Convencional e Radiologia Intervencionista. Este trabalho será realizado através de pesquisas bibliográficas.
1. RAIOS X
Os raios X são emissões de natureza semelhante à luz visível, e foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Roentgen. Assim como a energia de natureza ondulatória, os raios X sofrem polarização, refração, difração e reflexão, embora de comprimento bem menor sendo idêntica à luz, essa radiação desconhecida, mas de existência comprovada, foi denominada de raios X informação encontrada em Dimenstein & Netto (2002).
Os cientistas começaram estudar esse tipo de radiação e entre eles estava Wilhelm Conrad Roentgen e depois de varias tentativas o resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão de sua esposa, atualmente é difícil conceber que Roentgen, com os equipamentos de que dispunha conseguisse produzir uma radiografia, essas descobertas trouxeram muitos benefícios para a medicina nas análises das condições dos órgãos internos principalmente em fraturas e tumores.
2. RADIOLOGIA CONVENCIONAL
Trata-se da obtenção de imagens de qualquer parte do corpo,sem a utilização de contraste,através de um simples procedimento de Raio X. A radiação sai do equipamentoe atravessa do o corpo do