Laboratorio de hemodinamica
Radiologia Intervencionista
Em face à necessidade de informação sobre a conduta do técnico na hemodinâmica e também pelo fato de os livros de técnicas radiológicas, de maneira em geral, não descrevem o papel do técnico em radiologia na hemodinâmica, me propus a fazer uma divulgação, através deste despretensioso Slide, que evidentemente, não traz abordagem tão completa como os livros editados no exterior; Mas espero que as informações aqui propostas sejam necessárias à prática dos exames radiológicos. O principal objetivo é mostrar o papel do técnico em radiologia no laboratório de hemodinâmica e a finalidade dos exames; pois uma coisa é realizar o exame, outra coisa é saber por que ele esta sendo realizado.
A radiologia mudou muito nesses últimos anos, com o avanço tecnológico, surgiram novos exames e deixaram obsoletos outros.
Mesmo com o avanço da tecnologia o técnico anda continua tendo uma participação importante na radiologia. Oitenta por cento dos exames são efetuados pelos técnicos, e o restante existe participação direta ou indiretamente dele, segundo o
Professor Doutor *Nicola Casal Caminha (Prof. Dr. Nicola Casal Caminha, Catedrático de Radiologia da Universidade Federal do rio de Janeiro).
Informática Básica
‘’ Computador’’
Denomina-se computador o conjunto de artifícios eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático de informações e/ou processamento de dados. O computador é o elemento fundamental da Ciência da Informação, também descrita corriqueiramente como informática
. Exemplos de computadores: ábaco, calculadora, computador analógico, computador digital.
Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de informações, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento, cultura. No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo.
Em geral, entende-se por