Radiologia Intervencionista
Dissertar sobre a atuação do Tecnólogo em Radiologia na área da Radiologia Intervencionista:
Os Tecnólogos em radiologia intervencionista usam seu conhecimento em leitura de raios-x, ultrassom e outras imagens médicas para ajudar os médicos a guiar pequenos instrumentos como cateteres (tubos que medem apenas alguns milímetros de diâmetro) através dos vasos sanguíneos ou outros caminhos do corpo, para tratar doenças internas.
Os tecnólogos em radiologistas intervencionistas são especializados em realizar procedimentos médicos que envolvam raios-X. Usando equipamentos de imagem como raios-x, ressonância magnética, ultrassom e tomografia computadorizada, o tecnólogo tem um papel muito importante pois ajudam os médicos radiologistas que são capazes de diagnosticar doenças. Estes médicos são radiologistas especializados em intervenções percutâneas.
Mesmo com tudo o que já descobrimos a ciência não para de trabalhar para ampliar ainda mais os horizontes da Medicina. E, dentre essas maravilhosas inovações, uma das mais impressionantes e com maior variedade de aplicações possíveis é a radiologia intervencionista, especialidade médica que, através de tubos finíssimos e de aparelhos de imagens, consegue atuar no interior de nosso corpo de forma nunca antes imaginada.
Essa especialidade diferencia-se por ser minimamente invasiva em outras palavras, utiliza-se de cortes muito pequenos para inserir, nas veias e artérias, minúsculos cateteres, stents, molas ou agulhas para realizar procedimentos e fazer diagnósticos em diversas partes do corpo. Muitas vezes, como alternativa às cirurgias complexas, que exigem grandes cortes e anestesia mais profunda, profissional radiologista intervencionista (médicos e tecnólogos em radiologia), atua de forma menos invasiva. Os procedimentos são realizados com auxílio de um método de imagem, que pode ser o ultrassom, a tomografia computadorizada, a angiografia por subtração digital e a radioscopia, equipamento de alta