Melancia
Discente: Muhammad Rafik Mussa
Número: 51
Classe: 9
Turma: 3
Docente: Izilda Belmiro
Ao Julho de 2015
Índice
Introdução 3
Origem e importância da melancia (importância económica e nutricional) 4
Origem 4
Importância Nutricional 4
Importância económica 4
Classificação Botânica 5
Variedades 5
Exigências ecológicas (clima, temperatura e solos) 5
Temperatura 5
Clima 5
Solos 6
Propagação (sementeira ou plantação) 6
Pragas e doenças 6
Colheita e sua conservação 7
Colheita 7
Conservação 7
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
No presente trabalho hei-de falar-vos da Melancia cujo nome científico é Citrullus Lanatus, originária da África embora na Índia seja encontrada uma grande diversidade dessa espécie.
A Melancia apresenta 3 grandes variedades as quais abordarei durante o desenvolvimento do trabalho. Não só isso mas também tem um grande valor nutritivo o que faz dela uma fruta muito apreciada a nível mundial.
Origem e importância da melancia (importância económica e nutricional)
A melancia é o nome de uma planta cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva rastejante originada na África. É cultivada ou aparece espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente de áreas secas e arenosas.
Origem
Originaria das regiões secas têm um centro de diversidade secundária no sul da Ásia. A domesticação ocorreu na África central, onde a melancia é cultivada mais de 5000 anos no Egipto e no Oriente Médio é cultivado a cerca de 4000 anos. Na China a cultura foi introduzida por volta do século X , na Europa por volta do século XIII e na América no século XVI. Foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão. A produção brasileira foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas de frutos em 1991,