Cultura da Era Vargas
O RÁDIO
Sabemos que na Era Vargas surgiram muitas novidades. Durante esse período o rádio era o principal meio de comunicação, que servia para divulgar as notícias e também para as pessoas acompanharem a novela e divulgar os diferentes ritmos musicais da época.
O SAMBA
O samba marcou muito essa época, porque era o ritmo que as pessoas mais gostavam e esperavam ansiosos pelas marchinhas que fariam grande sucesso no carnaval. Nesse período o carnaval deixava de ser um evento popular informal, para aos poucos se tornar uma competição entre escolas diferentes.
LITERATURA
Na literatura os autores se concentravam mais em falar sobre o povo brasileiro. Nessa época os escritores enxergavam o Brasil como um país misto, ou seja, um país com diversidades de raças e costumes. Por causa disso, a literatura brasileira era chamada de regionalista onde os escritores relatavam e criavam histórias ocorridas em diversas regiões do Brasil. Entre os autores mais importantes podemos destacar os nomes de Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Érico Veríssimo.
DIP
Além de todas as manifestações artísticas, Vargas dominava a liberdade dos artistas, pois não permitia que divulgassem coisas ruins sobre seu governo. Por isso ele criou o DIP, que era o Departamento de Imprensa e Propaganda, que tinha o objetivo de não deixar ocorrer manifestações que falassem mal de seu governo e para fazer propagandas falando bem dele.
Contudo por um lado, nos quinze anos que Vargas ficou no domínio, houve muitas manifestações culturais, e vários meios de comunicação. E por outro lado, os artistas não tiveram liberdade para se expressarem, pois, eram censurados e reprimidos, se falassem mal do seu governo.
Aspectos Culturais do Brasil na Era Vargas
O cenário cultural brasileiro durante A Era Vargas foi marcado por uma rica variedade de manifestações e a consolidação de outras novidades nunca antes experimentadas em nossa história. No tempo em que Vargas esteve