Economia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
“ECONOMIA”.
São Paulo
2013
Introdução
No trabalho apresentado a seguir, falaremos um pouco sobre a história do grande pensador, estudioso e revolucionário Karl Marx, fundador da Escola Marxista, e as obras que publicou em vida, e o impacto que fizeram na sociedade, logo após traçaremos uma ligação entre Karl Marx e o contexto Econômico, desde o seu surgimento, até os dias atuais.
Iremos apresentar, se as teorias criadas na época do surgimento da Escola, ainda mantem-se ativa até os dias atuais, e caso sim, como as mesmas se encontram enquadradas no nosso dia-a-dia, e se não, por que mudou, quais foram os motivos principais para isso acontecer.
Nossa pesquisa, também irá retratar uma das discussões mais faladas até os dias atuais, que são as teorias de Karl Marx referente ao capitalismo e o socialismo, se elas são colocas em prática na atualidade, e como são encaradas por outros pensadores. E por fim, faremos uma comparação, entre as épocas, para apresentar quais foram as mudanças ocorridas, por qual motivo essas mudanças ocorreram, e se causaram algum impacto para a nossa atualidade.
História de Karl Marx
Karl Heinrich Marx, como era seu nome de batismo, nasceu em Trier, na Renânia, no dia 5 de maio de 1818. De uma família judaico-alemã, foi batizado numa igreja protestante, onde seu pai que era um advogado bem sucedido, tornou-se membro. Após anos de estudos Karl ingressou na Universidade de Bonn em 1835, onde foi integrante da luta política estudantil. No ano de 1836, Karl se transferiu para a Universidade de Berlim, onde começou a estudar a filosofia de Hegel e juntou-se ao grupo dos jovens hegelianos, tornou-se membro de um sociedade formada em trono do professor de teologia Bruno Bauer, onde o mesmo considerava os Evangelhos uma narrativa suscitada por necessidades psicológicas. No ano