cultura baiana
A cultura Baiana como as mais variadas culturas brasileiras, possui um arsenal de história e influências que vai muito além do conhecimento e origem de danças, manifestações, culinárias, músicas e tudo aquilo que caracteriza um determinado povo.
Falar sobre a Bahia envolve um atributo de idéias e entendimento sobre os costumes desse estado, que barreira nenhuma é capaz de impor fronteiras na definição de toda a cultura desse local, pois a história começou a ter origem muito antes do período colonial, e as influências que são percebidas até os dias atuais, viveram dos ancestrais indígenas.
A Bahia é um dos estados que possui a cultura mais diversificada no Brasil, diante da carga cultural que ela constitui, os baianos são na maior parte o resultado de gerações de miscigenação entre os índios nativos, os colonizadores portugueses e os africanos escravizados, isso permitiu que a variedade de costumes agisse como heranças diferentes para a população.
Manifestações populares (dança, festas, musica, folclore e expressões lingüísticas)
Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.
Vejamos suas principais manifestações populares detalhadamente, para que assim possamos de certo modo, entrar nessa cultura tão rica e tradicional, que é a Bahia.
Danças:
Capoeira:
Mistura de dança com luta, a Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório